Skip to main content

Já desde algum tempo vimos refletindo sobre o sinal que nos identifique como membros da Congregação e que resuma a nossa espiritualidade. Parece que a semente está dando os seus frutos e já podemos apresentar-vos o novo distintivo para as Escravas da Santíssima Eucaristia e da Mãe de Deus, que todas levaremos.

Um pouco de história:

O distintivo, é algo diferente do escudo, um sinal de que pertencemos a Deus, na nossa Congregação. É por isso que se enfrenta ao reto conceitual de juntar em si, todos os elementos essenciais da nossa espiritualidade.

Estes elementos são:

  • Eucaristia, centro a que tende toda a nossa vida
  • Maria, que sempre esteve presente na vida da Madre Trindade, sob a invocação de

Nossa Senhora das Dores. Embora, a faceta de Maria com que mais nos identificamos seja como “Mãe de Deus”

.Raízes franciscanas inegáveis, imprimindo caráter na nossa realidade carismática. O  grito de São Francisco “O amor não é amado” está na origem da nossa fundação.

.Voto de adoração, conhecido como quarto voto, pelo qual nos comprometemos ao  nosso espaço diário e pessoal diante de Jesus Eucaristia

 Todo um programa, tendo em conta que, ao levá-lo no nosso peito, é compêndio daquilo que nos une como irmãs congregadas para educar e transmitir valores ao estilo da Madre Trindade.

Resgatando, revivendo: quisemos resgatar os elementos gráficos de nossos primeiros distintivos.

Cruz: A Congregação, desde os seus inícios, levou um crucifixo sobre o hábito. Talvez por seguir aquela tradição de «Capuchinhas» que tão arraigada levamos no nosso ADN institucional. Elas sempre o levaram. Se revemos as fotos antigas vemos que a Madre Trindade o levou. Pareceu-nos um bom elemento sobre o qual gravar o distintivo.

Coração de Maria: esse coração traspassado pela espada de dor, esse coração que tantas vezes a Madre Trindade contemplará e reconhecerá como o Coração de sua verdadeira Mãe do Céu. Com o tempo, mudou-se o primeiro distintivo (o Crucifixo) por um Coração de Maria dourado. Sobre o Coração, a Eucaristia, (sempre e em tudo será ela a protagonista) No sepulcro de nossa fundadora vemo-la com este distintivo.

A missão era juntá-los todos num só e recuperar a ambos num simples sinal.

Significado:  o distintivo atual que vos apresentamos contém os elementos essenciais de nossa espiritualidade eucarística, mariana e franciscana.

Eucaristia:  é o centro do nosso carisma, o sonho de Madre Trindade, sonho que Deus cumpriu e concretizou na nossa Congregação. Os elementos estão ligados com Ela, fonte e centro de nossa vida. “Sem a Eucaristia o nosso Instituto não teria razão de ser” (M. Trindade).

Coração de Maria transpassado: que participa no mesmo fogo que abrasa o Coração Eucarístico de Jesus: o amor à humanidade, compromisso com a salvação dos homens.

Raízes franciscanas: simbolizadas pelo conhecido cordão franciscano e seus três nós representativos dos votos de pobreza, castidade e obediência.

Voto de adoração: ao cordão franciscano, sumamos um quarto nó que representa o quarto voto que fazemos ao professar, o nosso «Voto de Adoração».

Utilizamos los cookies para ofrecerte en un futuro una mejor experiencia como visitante.   
Privacidad